sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Para especialistas, 13º deve ser planejado

Benefício deve ser usado principalmente para quitar dívidas

Tábata Porti
Especial para o Diário Regional



O fim do ano chegou e, com ele, o 13º salário, cuja primeira parcela deve ser paga até o dia 30 de novembro. O abono natalino será concedido a 1,225 milhão de pessoas no ABC, com a injeção de R$ 1,15 bilhão na economia, segundo estimativa do Diário Regional. Por ser um recurso adicional e recebido em época de festas, o montante deve ser usado com cautela e requer planejamento.
Especialistas afirmam que o 13º salário deve ser usado, prioritariamente, para ajudar no pagamento de dívidas, de contas do começo do ano, além de ser incentivo a mais para as compras do Natal e Réveillon. Porém, para não desaparecer rapidamente, a dica é ter consciência na hora de usá-lo.
Segundo o economista Sandro Maskio, muitas pessoas acabam fazendo mais dívidas ao receber o 13º, já que gastam o dinheiro com festas, compras e viagens, sem planejar o início do ano, época que concentra o pagamento de impostos como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), bem como a aquisição de material escolar, para quem tem filhos.
“O melhor a fazer é se programar para o início do ano. A dica é pagar as dívidas recentes, a começar pelos cartões de crédito e depois o cheque especial. Mesmo aqueles que não têm pagamentos atrasados devem se planejar em relação aos impostos do início do ano. Só depois é que se deve separar um pouco para as festas”, explicou Maskio.
Se as dívidas estão em dia e sobrou dinheiro, a dica é investi-lo. Para quem não conhece o mercado de ações, o economista ressaltou que o melhor a fazer é investir parte do 13º em fundos de renda fixa ou caderneta de poupança, sobre os quais incidem poucos impostos e taxas. “Para quem tem mais dinheiro, o mercado de ações e fundos de previdência são uma boa opção”, ressaltou.
O especialista em desenvolvimento financeiro e pessoal Antonio De Julio, da Moneyfit, recomenda que, ao receber o dinheiro, o trabalhador não deve usá-lo na hora, e sim, esperar ao menos cinco dias, a fim de evitar as compras por impulso. “Quem pega o 13º salário corre o risco de gastá-lo na mesma hora e, na maioria dos casos, com produtos desnecessários. Quem nunca fez isso? Até eu já fiz”, declarou.
Os bancos oferecem a antecipação do 13º salário, mas De Júlio não recomenda o empréstimo, “a não ser que seja algo de muita urgência, de vida ou morte, ou quando o trabalhador estiver com a corda no pescoço, com contas em juros altos, para quitar a dívida”. “O problema é que, nesses casos, pode ser que o banco ofereça serviços, venda consórcios e seguros. Vai da relação que o correntista tem com o gerente, mas não é obrigado a aceitar”, explicou.
Para De Julio, as pessoas parecem que tem medo do dinheiro e já querem devolvê-lo para onde veio. “O dinheiro nos pertence, essa é a frase que todos devem ter em mente ao recebe-lo”, finalizou o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário