domingo, 24 de outubro de 2010

Apresentação - Leitura do Urbano: Os olhos são as janelas da alma

Quando o tema do trabalho foi proposto chegamos a pensar em várias idéias legais e diferentes, que por conta de complicações, acabaram não dando certo. Até que conversando, decidimos fazer algo também diferente, mas um pouco mais subjetivo. Nos perguntamos se podíamos arriscar nesse tipo de fotografia, mas recebemos incentivo do professor, para que assim pudéssemos começar a procurar os melhores lugares e as melhores pessoas. Escolhemos fotografar as janelas da alma.

A expressão “os olhos são as janelas da alma e o espelho do mundo” é de conhecimento público e foi citada indiretamente na Bíblia, reelaborada por Leonardo da Vinci e mais recentemente pela filósofa brasileira Marilena Chauí. A expressão tem esse conceito devido ao fato dos nossos olhos serem a porta de entrada das primeiras percepções do mundo, isto é, dos cinco sentidos o mais imediato e que é capaz de perceber pioneiramente os acontecimentos. Por outro lado, é também capaz de refletir sentimentos e o que acontece no interior de cada pessoa, sendo um indicador de emoções, personalidade e experiências.

Cada pessoa tem a sua história, sua essência, sua particularidade. As vezes o olhar pode dizer muito sobre alguém, as vezes é necessário que saibamos interpretá-lo. É difícil através de uma foto, conhecer o interior de uma pessoa, mas buscamos selecionar aquelas cujas fotografias, além de interessantes nos fizessem refletir sobre o que se escondia através de olhares, cores e sinais. E esse é o resultado.

Rejane Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário