quarta-feira, 26 de maio de 2010

Uma China não comunista


O regime comunista chinês possui várias restrições de imprensa e informação, como presume qualquer regime comunista, liderado por uma ditadura. Porém, apesar de sua ideologia comunista, é de conhecimento geral que a China possui um crescimento econômico estrondoso, um dos maiores do mundo.
Seus grandes avanços e investimentos em tecnologia fizeram com que cada vez mais o país tivesse necessidade de aumentar cada vez mais o controle social, evitando-se que grupos extremistas se organizassem contra o governo. Deste modo, a internet mostrou-se uma das grandes ameaças ao controle do que é divulgado dentro e fora do país e o crescimento tende a acelerar cada vez mais, o que aumentará o trabalho para censurar informações que trafegam pela rede.
A China já é o país com mais usuários de internet no mundo; e para blogueiros chineses, a internet tem papel fundamental na busca de maior liberdade de expressão e organização social, mas apesar disso, é usada também pelo governo para atrair militantes e buscar dissidentes.

Até a Grande Muralha da China, uma das maiores construções feitas pelo homem, tem sua versão online. Porém, essa não é digna de admiração ao redor do mundo; "The Great Firewall of China" é o apelido dado ao sistema de censura que o governo comunista exerce sobre a internet do país; esse sistema de censura bloqueia completa ou parcialmente muito dos principais sites visitados pelo resto do mundo, como twitter, facebook, cnn, bbc, entre outros. Claro, há maneiras de "burlar" o sistema, mas é algo ilegal e pode causar grandes punições.

O fato de seguir um ideal comunista não resulta em democracia, isso é um fato conhecido pelo mundo, mas deveria resultar em igualdade; porém, apesar da grande economia chinesa a desigualdade social que atinge o país é comparada e até maior, em muitos casos, àquelas vistas em países capitalistas. A fórmula de socialismo seguida pela China é contrária, e em hipótese alguma ostentar esse título, ela foge à tudo que conhecemos.

Wendy Manfredini


Nenhum comentário:

Postar um comentário