quarta-feira, 6 de abril de 2011

Ética x Transgressão

A análise do comportamento humano pode ser vista de duas formas: Ética e Transgressora. Comecemos por definir Ética, que é relativo ao modo de ser do homem, que vem da “consciência” de cada indivíduo. O homem utiliza-se de valores para orientar sua vida em sociedade, garantindo assim o bom andamento de seu convívio em grupo. Quando abordamos o conceito de Ética, não podemos deixar a Moral ser esquecida, já que ambas caminham juntas. Moral é o conjunto de normas que estabelecidas dão a ordem ao grupo social. Essas normas são adquiridas através da tradição herdada por gerações, além de costumes e do cotidiano das sociedades. Já a transgressão foge as normas e aos valores, estes que são conquistados através da cultura de cada indivíduo. Para conceituar transgredir, não encontramos palavras de cunho agradável, como por exemplo: “exceder”, “infringir”, “ir além” e assim por diante. Então, transgressor é aquele que não segue as normas impostas ou determinações de ordem, por assim dizer não é bem visto pela sociedade.

Colocando os conceitos de maneira prática e exemplificando-os, vemos que os opostos podem caminhar juntos para o bem ou para o mal. Para a constituição da humanidade como conhecemos hoje, foi preciso à mão de vários transgressores. O que para determinada cultura é bom para outra já não o é, e o tempo também se faz determinante. Dando como exemplo um transgressor que foi fundamental para que hoje entendêssemos como funciona o sistema solar, falamos de Galileu Galilei. No século XVII ele constrói um telescópio muito mais eficiente do que os existentes e defende a tese de Copérnico, na qual se afirmava que a Terra não era o centro do Universo. Galileu Galilei ganha como prêmio a perseguição da Igreja, que na época era quem determinava o certo e o errado. A Igreja detinha poder sobre as pessoas e assim impunha valores e normais à elas. Neste contexto Galileu Galilei foi um transgressor da sua época perseguido pela inquisição, hoje visto como gênio.

O exemplo dado é de alguém que ultrapassa a Ética e a Moral em busca de um bem maior. O tempo nesse caso foi o vilão da história de Galileu, pois na época em questão a ignorância imperava. Vindo para exemplos mais universais, podemos dizer que um homem que vê sua família passar fome e rouba para dá-los de comer é também um transgressor. Roubar é contra a lei, esse homem por mais que tenha agido por amor á família terá que arcar com as conseqüências de seus atos, já que a lei é feita para o bem-estar da sociedade e por obrigação deve ser cumprida.

Claro que não podemos esquecer aqueles que fazem questão de não se comportar de acordo com as normas estabelecidas, ficando a margem da sociedade; não por um por um bem maior, não pela sobrevivência. A verdade é que todo homem já pecou pelo excesso, já infringiu alguma lei, já teve uma atitude qualquer que não condiz com o que a sociedade espera e determina. Mas esses desvios não devem ser uma constante. Para a evolução e convívio do homem em sociedade, é necessário a continuação de padrões morais e éticos.

Rebeca Rodrigues e Taís Lenny

Nenhum comentário:

Postar um comentário