terça-feira, 22 de junho de 2010

Dunga X Rede Globo


E a polêmica da vez é Dunga ter tratado mal a imprensa. O técnico da seleção brasileira após o jogo entre Brasil e Costa do Marfim, já na coletiva de imprensa, ironizou e falou palavrões para Alex Escobar jornalista da TV Globo. Acredito que este tenha sido o maior problema. O técnico não permite regalias á imprensa, nem mesmo quando esta é a Rede Globo de Televisão. Não permite que seus jogadores dêem entrevistas fora de hora ou tenham folga. Segundo Dunga assim eles não estariam de folga e sim trabalhando para os jornalistas. Os programas de humor, também e ainda mais, estão terminantemente proibidos de se aproximar.

A mídia hoje em dia pode tudo, quer de qualquer maneira ter o furo e não se importa com assuntos de interesse público ou do público, o importante é o que dará mais audiência. A TV globo levou para África do Sul uma grande quantidade de jornalistas e está conseguindo mostrar pouco além dos jogos. As curiosidades dos jogadores e o samba no ônibus deverão ficar para próxima Copa do Mundo.

Não se trata aqui de defender o Dunga ou a Rede Globo que fez o Tadeu Schmidt com um texto em tom editorial se manifestar no Fantástico. Os dois lados estão errados. O público gosta de saber o que acontece com a seleção que está representando seu país, mas o nosso técnico está dificultando as coisas. E o papel do jornalismo é divulgar informações para o público.

No twitter foi gerada uma nova repercussão, ao invés de CALA BOCA GALVAO é CALA BOCA TADEU SCHMIDT. Não adianta as pessoas estarem criticando o jornalista, ele é um funcionário que deve seguir a linha editorial de sua emissora. O texto foi dele, mas a idéia não. "Xingou o técnico, é jornalismo; xingou os jornalistas, é crime contra a liberdade de imprensa. CALA BOCA TADEU SCHMIDT", disse um usuário do microblog. O que não deixa de ser verdade.

Taís Lenny

Nenhum comentário:

Postar um comentário